Agende sua avaliação agora mesmo! (13) 3385-1411

Manchas na Pele

 

As mudanças de cor na pele são derivadas de alterações da quantidade de melanina no corpo, classificando-se de duas formas:

– hipercrômicas (manchas mais escuras que a cor da pele – quantidade de melanina maior);

– hipocrômicas (manchas mais claras que a cor da pele – quantidade de melanina menor).

As manchas na pele podem surgir em diferentes situações, a partir de uma reação do corpo contra doenças, infecções e inflamações por vírus, distúrbios hormonais, exposição exagerada ao sol, cicatriz de acne ou tumores.

Alterações simples no pigmento da pele são comuns e essas não trazem nenhum perigo à saúde, somente um prejuízo estético, dependendo do lugar e do tamanho. Algumas são observadas desde nascença (como pintas) e outras se formam no decorrer do tempo (como as sardas).

 

 

Manchas de nascença

Não há nenhum tipo de prevenção contra essas manchas, porque elas são herdadas geneticamente e na maioria dos casos elas são inofensivas.

Pintas (termo popular para designar Nevus melanociticos) 

As pintas surgem normalmente nos primeiros anos de vida, em qualquer lugar do corpo com cores e tamanhos diversos. Seguindo o exemplo das manchas de nascença, as pintas não representam nenhum índice de gravidade à saúde, com exceção de algumas que ultrapassam a 20 centímetros de tamanho e podem alterar a cor para marrom ou vermelho. Essas pintas, em particular devem ser analisadas por um especialista, pois têm maiores chances de transformação em um melanoma.

Sardas

O aparecimento das sardas pode estar diretamente ligado a uma tendência genética e a grande maioria das pessoas que as possuem tem a pele bem clara. Os locais mais afetados são os atingidos por raios solares, principalmente o rosto, as costas, o colo e os ombros.

É possível amenizar as manchas das sardas com o uso de cremes e pomadas, mas caso a pele seja novamente exposta ao sol sem nenhuma proteção elas voltam a aparecer. Por não apresentar problemas maiores à saúde o convívio é tranqüilo, mas se houver alguma manifestação maior é recomendável a análise criteriosa de um profissional para iniciar um tratamento.

Manchas na gravidez

O período gestacional é muito delicado e, é possível que apareçam algumas manchas no rosto da gestante mediante a alteração hormonal e a possível exposição ao sol. Essas manchas são chamadas de cloasmas.

Mancha Senil

Esse tipo de mancha surgem em pessoas idosas, causada pela exposição ao sol. A senilidade significa o enfraquecimento determinado pela velhice. As manchas têm cor marrom, são maiores que as sardas e não apresentam nenhuma agravante à saúde.

Mancha por algum tipo de substância

Esses são os típicos casos do aparecimento de uma mancha pelo contato, por exemplo, do limão. Essas substâncias fotossensibilizantes contêm uma reação especifica quando expostas ao sol e devem ser tratadas com cuidado para evitar futuros problemas.

Os casos de queimaduras e alergias normalmente acontecem pelo contato com: limão, laranja, refrigerantes, perfumes e até certos tipos de plantas.

 

Tratamentos

peeling de diamante

peeling químico

– lazer Co2 fracionado

Para manter a saúde da pele adquira cuidados simples e fáceis para a sua própria pele, evitando ficar por muito tempo exposta ao sol sem o uso de algum protetor ou filtro solar.